Este Blog...

É fruto da maneira como vejo o mundo. Aceitam-se discordâncias e divergências, sempre dentro de uma lógica de boas maneiras, claro!

Sejam bem-vindos!

Tuesday, November 25, 2008

O Que Constrói o Meu Futuro_Parte I

Creio que todos temos um plano e um propósito a cumprir. Creio que podemos cumpri-lo ou deixá-lo por cumprir. É por isso que assumo que a construção do nosso futuro tem tanto de 'bonito' como de central. As decisões de construção do nosso futuro determinam se eu vou cumprir ou não o plano e propósito que Deus tem para a minha vida. E isso, na minha opinião, é fundamental.

Penso muito no futuro, talvez fruto da força dos meus 24 anos. Penso muito nas coisas que eu posso decidir hoje que me levam a um futuro melhor, meu e das pessoas que me rodeiam. Fruto dessa reflexão que tem sido constante nos últimos meses, surgem algumas destas ideias que vou partilhar convosco nos próximos posts.

É neste contexto da construção do Futuro que trago para cima da mesa duas palavras bem importantes: restauração e renovação.

O conceito de restauração e renovação é interessante. É acerca de pegar naquilo que já existe e fazer melhor que isso - restauração - ou fazer de novo - renovar. Quando renovamos ou restauramos uma casa, fazêmo-lo por uma de duas razões: ou porque já não tem condições, ou porque calculamos que, num futuro próximo deixará de as ter. O desafio que se põe a nós, seres humanos, é percebermos quando temos de renovar e restaurar as coisas da nossa vida, antes que deixemos de ter condições. Ou seja, anteciparmos o que deve ser renovado ou restaurado na nossa vida.

Pensei muito nisto. Pensei muito na nossa rapidez de resposta à mudança. Será que demoramos muito tempo a responder à necessidade de mudança na nossa vida? Se sim, está na hora de agilizarmos o processo. O Apóstolo Paulo deixa implícito, quando fala na renovação da mente, que a renovação é parte da nossa própria transformação e que esta é um processo contínuo. Se formos lentos a mudar, na verdade, andaremos sempre 'atrás do tempo' e 'atrás no tempo'

0 comentários: