Este Blog...

É fruto da maneira como vejo o mundo. Aceitam-se discordâncias e divergências, sempre dentro de uma lógica de boas maneiras, claro!

Sejam bem-vindos!

Wednesday, January 14, 2009

Um Propósito...

É estranho, mas a maioria das pessoas vive sem um propósito, sem um objectivo de vida capaz de reger as suas decisões. É quase como conduzir sem destino traçado, ao sabor dos cruzamentos, das obras da estrada, do trânsito, virando sem saber para onde nos dirigimos. Às tantas, estamos perdidos no meio do nada, sem saber de onde viemos, e pior, sem saber para onde vamos. É possível alguém chegar a algum sítio desta maneira? Não creio. Quer dizer, a algum sítio chegamos sempre, mas será sempre uma escolha do 'destino' e não nossa, isto caso negligenciemos uma questão tão central como termos um propósito na nossa vida.

Mas o que é um propósito? Pode ser muita coisa. Eu vejo um propósito como o centro do alvo, ou seja, o lugar que almejamos alcançar. Muitos factores depois influenciarão se o atingimos ou não, mas o primeiro passo de atirar ao alvo é saber onde ele está, senão, em 360º, teremos 359º de outras possibilidades para atirar, e muitas possibilidades de falhanço pelo meio.

Qualquer caminhada começa com uma clara definição de onde queremos chegar. Essa clara definição leva-nos a tentar perceber como podemos lá chegar. O como podemos lá chegar ajuda-nos a tomar as decisões certas nos cruzamentos e decisões da vida. Erraremos ainda assim? Certamente! Escolheremos caminhos errados? Muito provavelmente. Mas aí, o nosso GPS dirá que precisamos de fazer inversão de marcha logo que possível!

A minha pergunta é como poderemos fazer a viagem da nossa vida sem saber onde queremos chegar?

0 comentários: