Este Blog...

É fruto da maneira como vejo o mundo. Aceitam-se discordâncias e divergências, sempre dentro de uma lógica de boas maneiras, claro!

Sejam bem-vindos!

Thursday, January 22, 2009

Com ou sem Mundial...eis a questão!

Mundial 2018...eis uma boa discussão!

O país divide-se em dois. Aqueles que acham que o Mundial é um desperdício de dinheiro, que o nosso país só dá atenção a coisas supérfluas como a bola, que devíamo-nos era concentrar em sair desta crise, etc, etc. Do outro lado, aqueles que acham que poderá ser um bom investimento, atraindo mais turistas, logo mais dinheiro, eventualmente uma maior exposição de um pequeno país como o nosso, ao mesmo tempo que alegra o povo, já que um mundial é uma dose de ópio (eis como eu chamo o futebol...) capaz de dar para os próximos 9 anos, com pico lá para o Verão de 2018.

Bom, eu confesso que estou algures entre estas duas. Concordo que neste momento temos mais coisas em que pensar, temos um país para recolocar de pé, depois de crises e mais crises sucessivas. Temos uma economia débil e demasiado dependente do Estado e do estrangeiro (qual deles o pior para depender...). Temos erros estruturais que têm décadas (ai a Admnistração Pública, sempre a Admnistração Pública). Temos educação, saúde e justiça e rever e a melhorar. Mas também temos uma imagem a defender, um país belo e único na Europa para promover. Temos um povo que se interessa por futebol e faz dele uma festa (quando é a selecção...). Temos sempre o ponto de vista do investimento e do crescimento que isso poderia trazer, além da promoção do país no estrangeiro, do número de turistas que por cá passariam, e do contributo que isso poderia dar em termos económicos, quer no imediato (ou, neste caso, em 2018), quer nos anos vindouros.

No caso de um país que, como o nosso, pouco investimento teria, à partida, de fazer, confesso que a ideia me parece boa. Percebo o que diz o Ministro das Finanças quando diz que 'não é uma prioridade', mas também percebo Madaíl. O homem teve, desta vez, uma boa ideia. Rentabilizar um investimento que já foi feito não é burrice nem desperdício. É ser inteligente. Ora, se nós já realizámos um investimento aquando do Euro, porque não rentabilizá-lo? Porque não reutilizar as infraestruturas desportivas (que não são só os estádios....) que já temos?

O meu único medo é o ópio. O povo parece que cega quando confrontado com estas coisas, mesmo que ainda apenas possibilidades. Ricardo Araújo Pereira disse, numa das suas crónicas que 'enquanto o Benfica estiver à frente do campeonato, o Governo pode aprovar uma lei que me obrigue a andar descalço sobre vidros partidos três vezes por semana, que por mim está aprovada.' É ridículo mas muitas vezes acontece, não nestes moldes. O que me preocupa é que aquilo que não deve ser priritário passe a ser o ópio da vida diária do povo. Política, economia e assuntos que convém saber, estando informados, secundados pelo Mundial até ao ano 2018. Eis aqui o que me faz pensar duas vezes. Mundial? Bom, como dizem os meus amigos Sebenta, a ver vamos....

1 comentários:

Aldeia said...

Grande Barradas, estive a dar uma olhadela pelo teu blogue. Quero que saibas que irei segui-lo. Quanto aos prós e contras de 2018, só há uma perspectiva é pró, uma vez que os contras são praticamente inexistentes. Trata-se apenas de aproveitar trabalho feito, não haverá custos se quer iguais aos de 2004 e não incompativel com o "recolocar de pé Portugal", muito pelo contrário, só irá potenciar!

Abraço e dá uma olhadela pelo meu blogue, um pouco mais trivial que o teu. :)

Abraço,

Aldeia