Este Blog...

É fruto da maneira como vejo o mundo. Aceitam-se discordâncias e divergências, sempre dentro de uma lógica de boas maneiras, claro!

Sejam bem-vindos!

Tuesday, January 13, 2009

Cristiano Ronaldo, Claro!

Gosto de futebol. Não me debruço mais vezes sobre o tema por opção, até porque creio que existem temas bem mais importantes, acerca dos quais se deve 'perder' tempo a falar. Mas não é todos os dias que alguém de um país tão pequeno em número de população é considerado o melhor jogador do mundo. Também não é todos os dias que podemos afirmar que temos o melhor do mundo numa actividade. Por isso, e pela importância que isso tem, dedico-me hoje ao fenómeno Cristiano Ronaldo.

Deixem-me dizer, antes de mais, que o Cristiano Ronaldo não será nunca uma figura consensual. como foi Figo ou até alguns outros jogadores da sua geração. Não é discreto, não é humilde (pelo menos na definição portuguesa da palavra), nem é de grandes causas sociais (pelo menos à primeira vista). Por outro lado, a sua vida social está longe de ser 'aconselhável', com inúmeras histórias de romances, carros 'espatifados', e muito, mesmo muito dinheiro à mistura. Mas permitam-me discordar de muitas destas avaliações. Confesso que faço uma avaliação bem diferente daquilo que é Cristiano Ronaldo.

No meu entender, Ronaldo percebeu que tinha talento inato para fazer algo. Agarrou nisso e trabalhou-o desde cedo (para isso basta ver os depoimentos dos seus primeiros treinadores, coisas que ontem não faltou na televisão...) de forma afincada. Foi inteligente porque percebeu que, tendo talento, de nada lhe valeria se não o trabalhasse. Entretanto alcançou o seu sucesso, e vai já na 5ª época ao mais alto nível no Manchester, num dos campeonatos mais exigentes física e psicologicamente falando. E o que faz ele? Encostou-se à sombra da 'bananeira'? Não. Segundo Queirós, no final do treino os colegas retiravam-se e ele ficava a treinar livres e remates. Segundo o fisioterapeuta que o recuperou de lesão recente, o problema não era se Ronaldo fazia os exercícios, mas sim se os fazia em demasia. Segundo a família, Ronaldo chega a casa e vai para o ginásio trabalhar o físico. Ronaldo é o melhor porque é trabalhador e percebeu que só assim poderia alcançar o seu objectivo: ser o melhor do mundo!

Terá muitos defeitos, muita coisa a apontar. Mas, se na nossa vida diária conhecemos uma carpinteiro que anda constantemente a procurar melhorar na sua técnica e trabalho, consideramo-lo, 'um bom rapaz', honesto e trabalhador. Mas um futebolista já não o é? Eu sei que eles ganham milhões, mas não foram eles que criaram a 'indústria' tal como ela é hoje', mas sim os 'agentes' (dirigentes e agentes de jogadores, nomeadamente...) que gravitam à volta do mundo da bola...esses é que tornaram o jogo imoral!

Bom, alegremo-nos portugueses! Pelo menos por agora temos o melhor jogador de futebol do mundo! Fosse assim em tantas outras áreas...

1 comentários:

Anonymous said...

De facto concordo que este rapaz trabalha imenso o seu talento e vemos k ambiciona sempre alcançar mais. Mas por azar dos azares e uma vez que não dedico tempo a ver o futebol Inglês (o meu Benfica não joga lá) apenas posso apreciar a arte deste jogador quando joga na Selecção. E... ou sou um completo cego, ou na selecção este "fenómeno" não passa de um jogador mediocre... No entanto, por aquilo que fez no seu Manchester em 2008, merece o título de "Melhor Jogador do Mundo do ano 2008". Mas somente do ano 2008 e não da actualidade. Abraços do Ricardo Silvestre (quem havia de ser...).