Este Blog...

É fruto da maneira como vejo o mundo. Aceitam-se discordâncias e divergências, sempre dentro de uma lógica de boas maneiras, claro!

Sejam bem-vindos!

Wednesday, April 14, 2010

A vã glória de corrigir sendo corrigido

Titulo estranho e poético. Eu sei, foi essa a ideia. Ao mesmo tempo que fiz um título engraçado, consegi que ele tivesse sentido, isto tendo em conta aquilo que vou escrever a seguir...nada mau, nada mau, mesmo!

Nenhum de nós pode dar-se ao luxo de dizer que não precisa de ser corrigido. Mesmo orgulhosos, sabemos lá no fundo que temos que mudar uma ou outra coisa (mas alguns dizem logo 'não mais do que isso!) para que a nossa vida seja maior e para que o nosso futuro seja mais risonho. Ao mesmo tempo, a correcção é das coisas com que lidamos pior. Não seria estranho se a correcção não fosse o que é na realidade: a aceitação do que fizemos ou somos de menos bom, e o assumir como irremediável uma coisa chamada mudança...ouch!

Há que perceber que somos uma contante mutação, e que quem pára não morre, é um facto, mas torna-se um mero peão, sem infuência, sem capacidade de adaptação. sem capacidade de sobrevivênca no médio/longo prazo. É a aceitação da correcção e a consequente mudança que nos torna capazes de nos melhorarmos a nós próprios, regenerando a nossa maneira de pensar, de agir, de ver, de viver. Em suma, diz-me o quanto és capaz de ser corrigido, e eu dir-te-ei quão longe chegarás...

Há que encontrar o equilíbrio fundamental entre a firmeza e mudança. Muitos confundem a segunda com incapacidade de ser firmes numa determinada decisão. Costumo dizer que, se me provarem por a+b que a opção que me apresentam é melhor que a minha, então só se for burro é que não a levo em consideração. Por outro lado, mudar de decisão sem estar certo de que se muda para melhor, é, isso sim, falta de firmeza. Esta capacidade de reconhecer nos outros as ideias melhores que as nossas é das melhores coisas de um líder. É ele que decide, sim. Mas nada como termos uma liderança que decide o melhor, não olhando à(s)cara(s) ou ao(s) nome(s) por detrás de determinada ideia.

Precisamos de ser mais inteligentes perante a correcção. Afinal, se for justa, ela vem para nosso bem e crescimento. Vem para que mudemos o nosso interior e as nossas acções para melhor. Só alguém muito inseguro é capaz de ver na correcção uma punição ou um castigo. Até o pode parecer à primeira vista. Mas se olharmos para lá do nevoeiro, obteremos, como sempre que vemos as coisas dessa maneira, a imagem fiel do que ela representa: uma oportunidade de crescimento e mudança para um futuro melhor e mais brilhante.

Quem corrige ama, e quem ama corrige, é uma frase que tem grande fundo de verdade. Mal de alguém que me seja próximo quando eu me torno indiferente aos seus erros, é sinal de indiferença. E sabem qual o contrário desse tal senhor que corrige? Pois, é isso mesmo...

0 comentários: