Este Blog...

É fruto da maneira como vejo o mundo. Aceitam-se discordâncias e divergências, sempre dentro de uma lógica de boas maneiras, claro!

Sejam bem-vindos!

Monday, November 9, 2009

E o muro caiu...

Faz hoje 20 anos que o Muro de Berlim caiu. Uma alegria para uns, um momento negro para outros. Não gosto de confundir comunismo com aquilo que se fez na União Soviética depois da morte de Lenine, apenas porque não tem nada a ver. Marx e Engels até voltas no caixão devem ter dado. De uma sociedade que visava defender a igualdade e combater as assimetrias que o capitalismo teimava em desenhar, passámos para uma outra em que a liberdade não passava de uma palavra irritante que feria os ouvidos de Estaline e de dos seus compinchas e sucessores. Não me lembro em qual dos livros e teorias de Marx isto viria escrito...

O muro e a sua queda não passarão do 'está consumado' do comunismo. Todos já se tinham apercebido do que ia acontecer, de que o comunismo como o conhecíamos tinha os dias contados e seguia pela via dolorosa até ao monte caveira. O muro foi o momento em que se marcou o final dessa viagem. Finito, acabou a cortina de ferro, acabou o Ocidente vs URSS, acabou a Guerra Fria...e o comunismo? Terá acabado também?

Não sou comunista, mas sempre tive uma boas relações de amizade com quem fosse. Sempre gostei de algumas das suas características pessoais. Os que conheço são pessoas cordiais, sérias e amigas do seu amigo. Talvez por isso tenha à vontade para falar disto. É que o grande problema do comunismo, no geral, não são as suas ideias (embora existam muitas com as quais não concorde), é a sua base. Será que há alguém que não ache que o mundo poderia ser melhor se fôssemos todos iguais, verdadeiramente? Será que alguém duvida que a boa distribuição dos recursos não era a resposta para tantos e tantos problemas que o mundo tem vivido? Claro que não. Creio que o conunismo tem muito de bom, embora a sua interpretação tenha sido distorcida vez após vez, da Coreia do Norte a Cuba.

A base, voltemos à base. Nenhum dos problemas da Humanidade será resolvido se insistirmos em colocar o Homem e o humanismo no centro de tudo. Nem comunismo nem capitalismo poderão ser a resposta enquanto nós formos a questão central. O único resultado palpável será o contributo para o crescimento dos nossos egos, manias e desvarios, todos colocados num lugar bem mais acima do que deveriam estar. Não posso também deixar de assinalar que o comunismo veio trazer ao de cima alguns dos mais sanguinários, crueis e anti-democratas líderes mundiais. De Kim Jong-Il a Estaline a lista é longa e merece reflexão.

Posto isto, creio que a queda do muro ainda continua a ser a resposta. Muro de Berlim? Não, não é a queda do muro de Berlim...são outros muros...são outros muros...aqueles que temos construído entre o Homem e o seu Arquitecto. É preciso derrubar esses porque aquilo de que o Homem precisa é de uma renovação geral e global. E essa só esta ao alcance daquele que fez o projecto inicial...

0 comentários: