Este Blog...

É fruto da maneira como vejo o mundo. Aceitam-se discordâncias e divergências, sempre dentro de uma lógica de boas maneiras, claro!

Sejam bem-vindos!

Monday, September 7, 2009

Férias de Deus...

Ponto prévio: Este vai ser um post durinho, portanto se tiverem hiper-sensibilidade religiosa, isto é mesmo para vocês...leiam-no bem!

Faz-me confusão. Na minha cabeça não entra o conceito, nem sequer o consigo perceber. Falo daquelas pessoas que conseguem tirar férias do trabalho, de casa, das preocupações, da família (por vezes), dos amigos (embora quase nunca o façam), e que, pelo caminho, tiram férias de Deus. Mas o que é tirar férias de Deus? Será possível tirar férias de Deus? Não, não é. Então as pessoas vingam-se naquilo em que é mais fácil tirar férias: o simples acto de ir à igreja.

Para quem, como eu, acredita na igreja, não como instituição, mas como o braço vivo e activo de Deus na Terra, em cada cidade, vila e aldeia, torna-se difícil olhar para esta questão de ânimo leve. Aliás, só de escrever sobre isto já estou a ficar irritado. Todos nós, frequentadores de igreja ou não, cristãos convictos ou não, temos as nossas férias, o nosso tempo de descanso. Eu também o tenho. É claro que me ausento de Lisboa algumas vezes, vezes essas em que deixo de frequentar a Igreja. Mas seria incapaz de estar em Lisboa, em casa, e deixar de ir à Casa de Deus, 'apenas porque estou de férias'. Afinal em que acreditamos? Afinal, o que é, para nós, a igreja? Um frete? Ou será um espaço de vida? Fazemos igreja porque amamos Deus e a sua obra na Terra acima de qualquer coisa? Ou fazemos porque 'fica bem'? Porque não concebo que alguém que ame esta causa, a deixe orfã e tire férias dela. Porque não consigo entender e me parece incompatível que alguém ame e ignore a causa simultaneamente.

Cada um de nós tem direito ao seu descanso, e não é isso que me faz saltar as veias do pescoço, pelo contrário. O que me incomoda realmente é a mentalidade que nos afasta da Casa e da causa vezes sem conta porque, e passo a citar, 'também precisamos de descansar'. A minha pergunta é o que seria de nós, se Jesus também tivesse decidido que precisava de um descansozinho quando estava a caminho da cruz (e, segundo parece, Ele estaria bem mais cansado do que algum de nós alguma vez esteve...). O que aconteceria se Jesus, quando a caminho da cruz, tivesse decidido 'bom, eu vou para o Algarve e chego a tempo da cruz, mas como preciso de dormir, porque venho cansado das férias, amanhã não ponho os pés na igreja...'. Teria sido muito bonito, mesmo!

Tiremos as nossas férias e o nosso tempo de recarregar de baterias. Aquando da criação, está escrito que Deus, ao sétimo dia, descansou. Para alguns de nós parece mais que, ao sétimo dia, Deus trabalhou. Os outros seis foram para ir para o Algarve, arrumar aquele quartinho malvado que está desarrumado desde que nos mudámos, fazer uma limpeza de lés a lés à casa, ir ao Planetário com o sobrinho da filha da nossa melhor amiga. E por causa disso deixamos a causa coxa e orfã semanas e semanas a fio durante um ano. Vamos mostrar que uma das diferenças que nos caracteriza é o amor e a paixão pelos outros. Porque se passamos a vida a 'descansar' de Deus e da igreja, é sinal que precisamos de refocar as nossas prioridades, já que nada nos distingue de um funcionário de uma qualquer empresa. E, que eu saiba, nenhum de nós quer ver a causa de Cristo transformada numa empresa.

Da próxima, tiremos férias para descansar, vamos duas semanas para o Algarve, sim senhora! Mas quando estivermos por cá, não vamos dormir até às 12h, ou apanhar o carrinho para a Costa. Vamos ser e fazer parte da causa.

A ver se escapamos da letra de uma música com alguns anitos que dizia 'No Domingo, falo do quanto gostaria de ver um avivamento, mas na segunda-Feira nem sequer consigo encontrar a minha Bíblia.'

1 comentários:

Anonymous said...

Boa... Por acaso não sei se alguma vez estando na "zona" tenha faltado à Igreja nesse dia... mas admito que talvez sim... Mas a maioria das pessoas da Igreja, TRABALHAM em algum ministério. E por muito que se queira esse trabalho também moi o corpo... e acho natural que às vezes se tire férias, não de Deus, mas da Igreja. Mais... se tiver uma boa relação com Deus penso até que não é por faltar a uma reunião que vou ficar com um peso enorme na consciência... Mas sim, no fundo percebo onde queres chegar e fazes muito bem em nos lembrar de colocar sempre Deus em 1º lugar... Por isso... bom post! Ricardo Silvestre