Este Blog...

É fruto da maneira como vejo o mundo. Aceitam-se discordâncias e divergências, sempre dentro de uma lógica de boas maneiras, claro!

Sejam bem-vindos!

Monday, December 15, 2008

O Que Constrói o Meu Futuro_Parte IV

Humildade é uma palavra difícil. Talvez se tenha tornado pesada demais para a ouvirmos ou dizermos. Mas continua a ser um estilo de vida que, nada tendo a ver com pobreza ou necessidade, parte de alguém que reconhece que não é superior a ninguém, apenas 'companheiro' e 'camarada' de muitos neste circo que é vida...

Como sempre, a Bíblia dá-nos uma das mais fantásticas visões sobre o que é a humildade. Durante séculos confundimos humildade com pobreza material. Nada a ver. É possível ser pobre e soberbo simultaneamente, como é possível ser rico e humilde. David dá-nos um vislumbre da atitude humilde, conforme descrito em II Samuel 7. Um homem poderoso, capaz e extremamente popular. Facilmente ele se teria deixado dominar pela vaidade e soberba, e se calhar, até tinha razões para isso. Mas escolheu um outro caminho. Diz a determinada altura 'Quem sou eu e quem é a minha família para que me tenhas trazido até aqui?'. Creio que nesta frase (e nas que se lhe seguem, que não transcrevo para remir o tempo) se contêm princípios de verdadeira humildade, que importa ver com atenção. Se calhar, podemos tirar esta lição com David, que assume a atitude humilde de:
  • Aceitar a gradiosidade de Deus;
  • Compreender que nada somos sem Ele;
  • Compreender que precisamos d'Ele;
  • Compreender que o nosso valor está n'Ele;
Humildade é uma decisão, viver debaixo dela é um estilo de vida. Não é acerca de sermos uns coitadinhos, mas sim de compreendermos o posicionamento de Deus e dos que nos rodeiam na nossa vida. Amando a Deus e servindo os outros, ora aqui está um belo caminho de humildade.

1 comentários:

Anonymous said...

Eu confesso que o tema de conversa que serve somente para "denegrir" o próximo provoca-me vómitos; as atitudes de que os outros estão para depois me provoca comichão; E claro "eu é que sei... eu é que consigo fazer... etc" são daquele género de frases que me fazem sentir alienado.

Porém contra mim mesmo posso falar pois já falei, já só olhei para mim mesmo, e já pensei assim também. E tenho nocção que não são acções somente do passado mas também do agora, e quiçá do amanhã.

Infelizmente, muitas vezes uma atitude de humildade (para os que vivem momentos de cegueira) é associado a falta de personalidade (muito pelo contrário), a fraqueza (o que não é), falar de alguém que consegue ter uma atitude de verdadeira humildade é falarmos de alguém fantástico, que consegue tocar na vida das pessoas que a rodeiam.

Em filipenses 2:3-5 "nada façais por contenda ou por vanglória, mas com humildade cada um considere os outros superiores a si mesmo;
não olhe cada um somente para o que é seu, mas cada qual também para o que é dos outros. Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus, " temos o exemplo perfeito de humildade, Jesus que se sujeitou à encarnação, a tornar-se um de nós, a sofrer na cruz, a passar pela separação momentânea do Pai, e isto para que através do seu sacrifício outros pudessem ser elevados a uma posição cada vez mais próxima à d'Ele.

Uma atitude de humildade tem como objectivo profundo fazer engrandecer aqueles que nos rodeiam, torná-los melhores, mais felizes.

concluindo, ser humilde é de facto sabermos qual o nosso lugar no Reino, qual a nossa posição quando alinhados com os outros.

Cheers,