Este Blog...

É fruto da maneira como vejo o mundo. Aceitam-se discordâncias e divergências, sempre dentro de uma lógica de boas maneiras, claro!

Sejam bem-vindos!

Wednesday, December 16, 2009

Mais do que um 'Bom Natal'

Mais do que o bacalhau, o perú, o polvo ou a carne à alentejana. Mais do que o beijinho ao pezinho do menino Jesus (interdito este ano de forma sábia...), que a missa do galo, que a procissão da terrinha ou os santinhos em fila indiana. Mais do que a família, o quentinho da lareira, o velhote de barbas que teima em aparecer em todo o lado (mas a que velocidade é que ele se reproduz?) ou mais que aquela música do Michael Bolton que é literalmente despejada em todos os sítios onde há uma aparelhagem e música ambiente. Mais do que as prendinhas no sapatinho, na árvore de Natal, à meia-noite ou de manhã, trocadas uns pelos outros ou dadas pelo tal velhote (olha, lá está ele outra vez!). Mais do que os pares de meias da avó, que a caixinha de bombons ranhosos da Tia de 90 anos da Beira, que as camisolas horipilantes da senhora do 3º esquerdo ou que o aquecedor de joelhos em dias de Verão. Mais do que a música do Kenny G, mais o seu saxofone que escorre azeite, que os dias de frio que enregela os ossos, as noites passadas agarrado ao aquecedor e a humidade que me faz espirrar a cada 3 segundos.

Mais do que este circo em que transformámos o Natal, onde é mais importante a bem-parecença daquilo que eu dou do que aquilo que eu faço em prol de...mais do que apenas ser um solidário datado, tão amigo dos pobres e desfavorecidos nesta altura, mas tão amigo de mim mesmo nos outros dias todos...mais do que a incapacidade que eu sinto de mudar o mundo a cada vez que abro o jornal...mais do que tudo isso...

Eu espero, sinceramente, que cada um de nós se lembre do que é o Natal. E o Natal não é a tradição, nem a família, nem os presentes, nem o velhote de barbas (teimoso, lá está ele a aparecer outra vez), nem a Popota, nem a correria, nem as compras, nem a consoada, nem a manhã de 25. O Natal é Cristo. É a celebração de um acontecimento, um nascimento que não é apenas histórico, mas que é um potencial transformador da minha e da tua vida.

É por isso que eu não desejo apenas um 'Bom Natal'. Desejo, isso sim, um Natal alegre, feliz, com aqueles que mais amamos e com todas aquelas boas de que todos gostamos. Mas, mais do que isso, desejo um Natal que recorde e honre o nascimento daquele que viria a dar a vida por nós. É isso que desejo. Que o teu e o meu Natal seja Cristo. E que tudo o resto seja um acrescento. Um belo, feliz e quente acrescento.

0 comentários: