Se fossemos tão criativos no nosso dia-a-dia quanto o somos quando toca a desculpar a nossa própria incompetência ou negligência, o mundo seria um lugar melhor. Não sei onde terá começado a moda do 'porquê admitir que errei, quando posso invocar 3, 4 ou até 5 razões que justificam e até tornam normal o facto de eu não ter feito aquilo que era aceitável, razoável ou até indispensável'. Mas que ela faz parte do nosso dia, ai disso não tenho dúvidas!
Talvez isto não fosse grave, se uma das melhores maneiras de não cometer o mesmo erro não fosse o reconhecimento do mesmo logo na primeira 'escorregadela'. Insisto neste ponto: porque havemos de privilegiar e premiar o 'enguiismo' (expressão inventada por moi mêmê e que designa a capacidade daquele que consegue fugir às questões e problemas como uma enguia, ou seja com aquela capacidade inata de ser maleável e rápido na execução), se é óbvio que ele nos causa grandes problemas, sociais, pessoais e profissionais.
Vem isto a que propósito? Simples. Estou farto de ser enguia. Estou farto de ter sempre uma razão para falhar, para não fazer ou para fazer menos bem. Estou farto de conseguir sempre descobrir a desculpa perfeita para justificar o facto de 'isto' não ter acontecido. A partir de hoje EU ASSUMO A MINHA RESPONSABILIDADE. E tu? Assumes a tua?
A injustiça da parábola do filho pródigo
13 years ago
4 comentários:
Grande cena!
Falas-te aqui de uma grande verdade da nossa sociedade actual. Infelizmente por nós acharmos que somos inferiorizados quando reconhecemos os erros optamos por aquelas desculpas famosas que até nós próprios quase acreditamos.
Deixemos de ser enguias.
Pedro Jeremias
Concordo 100%... é tão mais fácil sairmos "airosamente" de uma situação em que erramos, em vez de reconhecermos o erro e até (apesar da dificuldade inerente ao acto) mudarmos a nossa atitude e a nossa maneira de ver as coisas. Gostei do termo "enguiismo" que se aplica não só ao "mexilhão" ou "arraia miúda" como o povo tão sabiamente designa os "mais pequenos" (Que cada vez mais de pequenos não têm nada)mas também os "peixes gordos", aqueles que se julgam intocaveis e inabaláveis. Acredito que no meio desta "peixaria" toda a atitude de deixarmos de ser enguias é um pequeno grande passo. Obrigada Líder pelo "puxar de orelhas", pelo "wake up call". És mesmo uma benção :)
Se não formos ao encontro das nossas responsabilidades, estas virão ao nosso encontro. Mais vale assumirmos as nossas responsabilidades agora, antes que estas nos caiam em cima da cabeça mais tarde (que é o que sempre acontece). Mais tarde, será sempre mais penoso, tornará o impacto dessas responsabilidades mais brutal e exigirá de nós o dobro do esforço! Grande abraço Rúben!
Arranjar desculpas não é bom quando conscientememte sabves k podias fazer melhor.
Mas invariavelmente sempre teremos falhas,desmazelos,erros,deslizes "what ever"...
Mas assumir é k mostra os maduros os "homenzinhos".
Costumo dizer: erraste? que bom tens uma oportunidade para melhorar? E esta hem??? armando miguez
Post a Comment