Este Blog...

É fruto da maneira como vejo o mundo. Aceitam-se discordâncias e divergências, sempre dentro de uma lógica de boas maneiras, claro!

Sejam bem-vindos!

Tuesday, May 26, 2009

Autêntico

Ser autêntico é uma necessidade no mundo actual. Estamos todos fartos de ser enganados e creio também não estar muito longe da verdade se disser que estamos todos fartos de ser enganadores. Portanto estamos todos ansiosos por ser autênticos e verdadeiros nas nossas reacções, comportamentos e decisões.

A questão é porque é que não o somos ainda? E porque provavelmente nunca o seremos totalmente? No meu entender a resposta é demasiado complexa. As noção de política e socialmente correcto, o medo das consequências, a incapacidade de assumir erros, fracassos e falhas, e por aí fora. Todos eles nos impedem de ser autênticos naquilo que fazemos e/ou dizemos.

Surge isto porque esta semana decidi começar a 'reparar' no número de vezes que não sou autêntico, no número de vezes em que digo uma coisa e estou a pensar outra, só porque não quero ser incorrecto. No número de vezes em que não confrontei uma pessoa só porque não quis ser incorrecto, ou porque tive medo da sua reacção. No número de vezes que fiz uma coisa que não queria só porque quis 'ganhar uns pontos'. E arrepiei-me, confesso. Arrepiei-me porque chego à conclusão que, na maioria das vezes a autenticidade não é mais que uma pequena 'pedra de tropeço' no nosso caminho para o sucesso. Compreendam-me. Não quero aquela lógica em que eu digo as coisas porque tenho que as dizer e quem se 'lixa' é quem ouve, nada disso. Isso é de um egoísmo atroz. Mas também não acredito que dissimularmos sentimentos e valores, escondendo-os atrás de acções, não é correcto, nem para nós, nem para quem nos rodeia. Afinal, a grande valia do ser humano é aquilo que ele é, e não aquilo que ele faz. E se nós dissimulamos aquilo que somos, o que restará de nós, pobres mortais? Apenas passaremos a valer por aquilo que fazemos?

Acho que percebo melhor o porquê da direcção para onde o mundo caminha...

1 comentários:

Don Miguez said...

Excelente dá-lhe "Falécio"!