Este Blog...

É fruto da maneira como vejo o mundo. Aceitam-se discordâncias e divergências, sempre dentro de uma lógica de boas maneiras, claro!

Sejam bem-vindos!

Friday, June 4, 2010

Um (des)Governo merecido

Nota prévia: perdoem-me a rispidez da escrita, mas aqui está um dos temas que me aflige verdadeiramente...

É um desígnio nacional. Fazemos pouco mas falamos muito. Afinal, falamos de um país onde péssimos políticos dão lugar excelentes comentadores, mas onde o contrário nunca foi visto. Porquê? Das duas uma: ou é cultural, ou fruto de alguma coisa que nos deitam na comida todo o santo dia...

É uma característica quase transversal à cultura portuguesa este fala que fala, mas nada faz. Falamos muito, faríamos muito melhor se estivessemos no lugar deste ou daquele, injuriamos dia sim dia sim quem nos lidera/governa/dirige. Já escrevi que cada um tem o (des)governo que merece. E cada vez mais creio nisso. A mudança de comportamentos tem de deixar de começar no outro, e tem de começar a ter início em mim. Problema 1: somos extraordinários a colocar nos ombros dos outros a responsabilidade pelos problemas que temos em mãos. Problema 2: enquanto não assumirmos pessoalmente os problemas que nos afligem, dificilmente poderemos resolver algum deles. Eu sei que a culpa é do governo (e depois deste será do próximo, e antes deste foi de todos os outros que o antecederam). Problema 3: o que criticamos é exactamente aquilo que faríamos (vai a aposta?), portanto sejamos mais francos e menos hipócritas (aquilo que acusamos toda a gente de ser). Problema 4: somos mestre no preso por ter cão e no preso por não ter...cortou-se 5% no salário dos políticos? Vergonha, deveria ser mais! Não se cortou? Vergonha, não são capazes de abdicar de um cêntimo que seja!

Enquanto português compreendo o quão difícil é governar um país de descontentes compulsivos que, no entanto, pouco fazem na sua vida diária para resolver os descontentamentos próprios. Há sempre um desígnio qualquer que impediu, que não ajudou, mas nunca houve culpa própria. Creio que todos concordamos que são necessários menos paladinos da opinião, e mais gente na linha da frente a fazer algo de novo acontecer. A minha pergunta é em que linha estamos nós? Na primeira, dando a nossa opinião (que até pode ser relevante, mas que não passa de uma opinião) ou na linha frente dando o corpo às balas? Parece retórico este cenário, mas não o é. Estamos à espera do nosso vizinho para fazer o bem, ou fazêmo-lo apenas porque queremos fazer o bem? Somos nós um polo de mudança, de melhoria do mundo que nos rodeia? Somos nós verdadeiramente algo de novo, ou apenas mais uns desencantados e rabugentos velhos do Restelo, infelizes com tudo o que se passa à nossa volta?

Qual é a tua posição? Em que linha estás hoje?

3 comentários:

Ana Ramalho Rosa said...

A cultura do "fadismo" continua... a influência da tradição religiosa não ajuda - parece que fomos feitos para penar e passamos o tempo a falar disso neste 'purgatório social' chamado República Portuguesa.

Precisamos deixar o conformismo, arregaçar as mangas e fazer alguma coisa, dentro daquilo que está ao nosso alcance.

Em vez de nos queixarmos pelo que não temos, valorizarmos o que temos, o que somos e lutar por ir mais longe.

Dizem que há 3 tipos de pessoas: as que promovem a mudança, as que seguem a mudança e as que vêem a mudança estaticamente. Eu quero pertencer ao 1º grupo... também sei que isso tem o peso de não agradar a todos, ter que tomar decisões pouco populares. Paciência!

Esta é a linha de inconformismo que me leva a agir, a escrever, a estar com as pessoas.

Unknown said...

Também sou da opinião que temos os líderes que merecemos. Agora, se trabalharmos para termos melhores lideres, acho que futuramente pode vir a acontecer. Mas se continuarmos na mesma linha em que vamos (no deita abaixo), poderemos a vir a colher ainda piores líderes. Iremos de mal a pior...

Temos uma oportunidade excelente para melhorar o futuro...novas gerações, com outro pensar e a subir a níveis de influência. Avanço em todas as frentes para nos ajudar a criar novas realidades, destacando, sendo o maior deles o tecnológico.

Ouvi recentemente algo que gostei imenso, que foi "Somos separados o suficiente para ser uma boa influência"...

Estou a gostar do teu blog...

Um abraço

António Pinto

Anonymous said...

O problema a meu ver começa em nós. Quando me refiro a nós falo no povo português de uma maneira geral. De uma forma muito simples passo a explicar... conheço pessoas e até instituições que se dizem cristãs mas que à miníma possibilidade são os primeiros a fugir aos impostos. se alguns cristãos (infelizmente mais do que seriam de supor) são assim quanto mais os outros. A biblía diz que devemos ser fiéis no pouco, logo, se não o somos no pouco quanto mais no muito não seremos. Tudo isto deriva de uma cultura amorfa e com uma falta de sentido patriótico e de sociedade em que cada um olha para o seu próprio umbigo. depois deste parentesis (qual comentador), julgo que em casa onde não há pão, todos ralham e ninguém tem razão. e como bom treinador de bancada (comum à maioria de todo o português), quando a coisa não corre bem logo são apontados todos os defeitos e tudo o que devia ter sido feito e não o foi. Recuemos até 1498 e vejamos os exemplos do povo e da vanguarda que já fomos. Temos capacidade, temos valentia, temos inteligência, falta-nos altruísmo e agir.
Marco