Este Blog...

É fruto da maneira como vejo o mundo. Aceitam-se discordâncias e divergências, sempre dentro de uma lógica de boas maneiras, claro!

Sejam bem-vindos!

Monday, May 7, 2007

A Incrível Qualidade de Levantarmos os Outros...

Uma das coisas que mais aprecio na vida de Jesus, era a forma como aqueles que aos olhos da sociedade nada valiam, saiam de perto d'ele com uma maior auto-estima do que a que tinham antes. Porquê? Porquê esta preocupação de Jesus com pessoas que a sociedade rejeitava, como a mulher samaritano, os doentes, os pecadores reconhecidos e abominados pela sociedade?

Não sei se é possível responder de forma absoluta a esta pergunta. Mas parece-me que o comportamento de Jesus tem de nos fazer pelo menos pensar na forma como as pessoas saem de perto de nós...depois de falar contigo, depois de passar algum tempo contigo, como sai uma pessoa de perto de ti? Melhor ou pior do que quando chegou?

Não há nada pior e mais desastroso para a vida de alguém que a falta de auto-confiança e uma baixa auto-estima. Deixem-me dizer-vos que estes são dos artifícios mais poderosos e capazes de nos afastarem do melhor que esta vida tem! Durante muito tempo temo-nos demitido de fazer as pessoas sentirem-se bem com elas próprias, mostrar-lhes que têm valor e um lugar a preencher neste mundo. Durante demasiado tempo temos recusado isto porque confundimos alta auto-estima com falta de humildade... nada mais falso... alguém que tenha uma elevada confiança no que faz tem sempre muito maiores possibilidades de chegar mais longe que alguém derrotado à partida! Porque continuamos a derrotar as pessoas, sem, muitas vezes, lhes darmos o apoio e a oportunidade que mude as suas vidas?

Eu tenho feito este desafio a mim próprio ultimamente (é certo que nem sempre o tenho conseguido...mas... I'm trying!), fazer com que as pessoas, quando saem de perto de mim, possam ir mais felizes, animadas e confiantes do que quando chegaram...porque esta é a única maneira de não perderem aquilo que Deus desenhou para elas!

Que incrível qualidade é esta de tornarmos o mundo dos outros mais colorido, mais alegre, com um novo sentido e um novo futuro!

3 comentários:

Jorge Machado said...

Muito bom post... Fui ja vitima de certos casos desses de rejeição e tal... Mas tens toda a razão nisso. Quando alguem nos motiva e nos deixa contentes com a menor coisa faz uma grande mudança no nosso pensamento. E Ruben my brother... Tu tens feito sempre o melhor para que isso aconteça. Das nas vistas... LOOL... E naquele dia em que fui por a primeira vez a igreja foste tu que me deste uma razão para voltar novamente pela simples razão... Deste-me uma atenção minima mas que fez uma mudança GIGANTE na minha cabeça! Obrigado por tudo e aplica isso ainda mais na tua vida... E motiva para que os que te rodeiam façam o mesmo! É esencial no crescimento do Reino do Papa valorizar quem nao é valorizado na sociedade! Blessssss 4 Yuuuuu!!!!

Unknown said...

Olá!

Tens toda a razão no que escreveste! Não é nada fácil aceitar e valorizar as pessoas que são rejeitadas pela sociedade, pois é algo que algo que faz parte da nossa cultura e com o qual sempre vivemos...são diferentes, rejeitados e não têm valor! Mas é mentira...é uma grande mentira! Deus planeou a existência de toda a Humanidade ainda antes de criar o Mundo, portanto Ele ama-nos a todos e somos (todos) filhos queridos, amados, únicos e com um propósito! Não interessa o que fazes, as tuas atitudes, se estás perto ou longe de Deus, pois Ele vai sempre continuar a amar-te e valorizar-te. E a atitude de Jesus tem mesmo de ser a nossa...quando alguém chega até nós com a vida destruida, desanimado, triste, sem esperança...quando sair de ao pé de nós tem mesmo de sair com esperança, valorizado, amado, com a certeza que a sua vida faz sentido, tem um propósito e que é único, importante e valioso por aquilo que é!!

Obrigada por focares algo tão importante para a sociedade e que vai mesmo marcar a diferença!

Beijinhos

Sara

Gio said...

hum... não é isso o cristianismo na sua essencia??
Não será o que Deus fez em nós o que atrai os outros?? o prazer de sermos tambem catalizadores da felicidade na vida dos outros? Não será apenas o que os outros sempre gostaram em nós?? o saber que podem contar connosco??

No meu ver, e sei muito bem, que todos os que querem estar ao meu lado, de certo que não é por os meus lindos olhos, muito menos pelo meu status! Mas sim pelo que eu escolhi ser...

Apesar de podermos ou não influenciar outros pela positiva, ou negativa, só nós podemos decidir, e como tu dizes e bem! Quero ser uma marca de estimulo e de positivismo a quem se cruza connosco.

beijinhos

Gio