Uma das coisas que mais aprecio na vida de Jesus, era a forma como aqueles que aos olhos da sociedade nada valiam, saiam de perto d'ele com uma maior auto-estima do que a que tinham antes. Porquê? Porquê esta preocupação de Jesus com pessoas que a sociedade rejeitava, como a mulher samaritano, os doentes, os pecadores reconhecidos e abominados pela sociedade?
Não sei se é possível responder de forma absoluta a esta pergunta. Mas parece-me que o comportamento de Jesus tem de nos fazer pelo menos pensar na forma como as pessoas saem de perto de nós...depois de falar contigo, depois de passar algum tempo contigo, como sai uma pessoa de perto de ti? Melhor ou pior do que quando chegou?
Não há nada pior e mais desastroso para a vida de alguém que a falta de auto-confiança e uma baixa auto-estima. Deixem-me dizer-vos que estes são dos artifícios mais poderosos e capazes de nos afastarem do melhor que esta vida tem! Durante muito tempo temo-nos demitido de fazer as pessoas sentirem-se bem com elas próprias, mostrar-lhes que têm valor e um lugar a preencher neste mundo. Durante demasiado tempo temos recusado isto porque confundimos alta auto-estima com falta de humildade... nada mais falso... alguém que tenha uma elevada confiança no que faz tem sempre muito maiores possibilidades de chegar mais longe que alguém derrotado à partida! Porque continuamos a derrotar as pessoas, sem, muitas vezes, lhes darmos o apoio e a oportunidade que mude as suas vidas?
Eu tenho feito este desafio a mim próprio ultimamente (é certo que nem sempre o tenho conseguido...mas... I'm trying!), fazer com que as pessoas, quando saem de perto de mim, possam ir mais felizes, animadas e confiantes do que quando chegaram...porque esta é a única maneira de não perderem aquilo que Deus desenhou para elas!
Que incrível qualidade é esta de tornarmos o mundo dos outros mais colorido, mais alegre, com um novo sentido e um novo futuro!
A injustiça da parábola do filho pródigo
13 years ago